Sistema estrutural de Curitiba: A mobilidade urbana e seus efeitos

Sistema estrutural de Curitiba: A mobilidade urbana e seus efeitos

Calendário 1/03/2023 - 14:13

Curitiba, no início de 1970, iniciou a implantação de seu modelo de sistema viário. A cidade cresceu e se desenvolveu de forma organizada com o planejamento integrado ao transporte coletivo e ao zoneamento, responsáveis por determinar as regras para o uso do solo na área urbana.

O sistema, baseado no estabelecimento de uma organização trinaria, criou eixos que formam a base de todo o Sistema Viário da capital paranaense: Norte-Sul, ligando Santa Cândida ao Pinheirinho; Leste-Oeste, conectando Capão da Imbuia e Cajuru com o Campo Comprido; Boqueirão, ligando-o ao Centro; e Linha Verde, interligando Pinheirinho ao Atuba.

São duas vias rápidas (estruturais), são vias de tráfego rápido e contínuo, direcionando o trânsito em sentidos opostos, paralelas a um eixo de transporte central, com ônibus, incentivo ao uso misto, embasamento com fachadas ativas e galerias, onde a prefeitura municipal direciona as atividades comerciais, circulação lenta de veículos e ciclovias.

As vias da capital favorecem também a integração com cidades da Região Metropolitana, principalmente com Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo e Fazenda e Rio Grande. A mobilidade urbana, quando aliada ao ordenamento territorial e planejamento estratégico, tem a capacidade de tornar a cidade democrática e acessível aos seus moradores, melhorando significativamente a qualidade de vida de seus habitantes. Curitiba, graças ao seu sistema modelo, referência replicada mundo a fora, se consolidou como uma cidade atraente para se morar e investir.

A boa mobilidade urbana de Curitiba influencia em diversas áreas importantes do desenvolvimento humano. O PIB da cidade, em 2022, ficou entre os maiores do Brasil e é o maior da região Sul. Ademais, ressalta-se sempre a qualidade de vida proporcionada pelas facilidades diárias. A capital do Paraná foi eleita a melhor capital do território nacional para se viver, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal, divulgado pela revista Exame. Segundo o Índice de Concorrência dos Municípios, organizado pelo Ministério da Economia, a cidade foi classificada como a 7ª melhor para o empreendedorismo e a 4ª na Liberdade Econômica. No segundo semestre do ano passado, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil 2022, Curitiba liderou como melhor município em qualidade de vida e situação fiscal quando se olha os números relacionados a mercado de trabalho, saúde e educação, por exemplo.

Conheça os imóveis disponíveis para sua empresa em Curitiba, acesse nosso site: topsi.com.br

Compartilhe esse conteúdo

Top Soluções Imobiliárias

Top

A Top Soluções Imobiliárias é especializada em venda e locação de imóveis comerciais de médio e alto padrão.

Para vender, alugar ou negociar salas comerciais, galpões logísticos ou lajes comercias entre em contato conosco.

Deixe seu comentário