Já se perguntou o que torna um prédio sustentável e qual a importância deles para o meio ambiente?
Conheça a seguir o que é um prédio sustentável, sua importância e alguns dos exemplos mais famosos desse modelo de construção!
Um prédio sustentável é um edifício que, por intermédio de técnicas inovadoras — desde o seu planejamento e exigências do local —, é capaz de diminuir os impactos causados ao meio ambiente.
Saiba que, claramente, não falamos a respeito de prédios que têm uma decoração com jardim e algumas poucas árvores, mas sim de edifícios que precisam seguir uma linha de obrigatoriedades, até se tornarem aptos a receber um certificado que os inserem dentro do quadro dos green buildings. Mas afinal, para que serve esse tipo de prédio?
Um prédio sustentável permite que gastos de energia elétrica e água sejam diminuídos drasticamente, e evitam que haja desperdício e uso em excesso de ambos sem necessidade.
Inclusive, o lixo que é descartado de forma errada dos prédios é posto em lixeiras de reciclagem e é feito o reaproveitamento dos materiais para os transformar em itens novos.
Os prédios sustentáveis têm um papel muito importante no meio ambiente, principalmente em relação aos gastos de água que, em alguns deles, é feito o uso dos recursos de chuva para transformá-la em potável e própria para consumo.
Este é um processo que permanece em estudo para ser inserido nos futuros projetos arquitetônicos e possibilitar que os gastos com água sejam cada vez menores.
Atualmente, viver em um prédio sustentável possibilitará que se tenha uma melhor qualidade de vida, pois, a inclusão de inúmeras árvores e as janelas largas possibilitam ao morador aproveitar o sol e respirar tranquilamente.
Se você tem o desejo de construir um prédio sustentável, saiba que é necessário fazer uma boa pesquisa por materiais recicláveis, que causem poucos efeitos nocivos ao meio ambiente.
Isso porque construções de qualquer porte e nível tendem a causar grande poluição, principalmente com o levantamento de poeira e a mistura de materiais.
Os VOCs, tidos como composto orgânico volátil, são perigosos, mas podem ser evitados facilmente com adesivos ou até mesmo selantes. Isso evita o contato direto com materiais poluidores e surtos de alergias nos olhos ou garganta, desde que se mantenha os produtos sustentáveis inseridos dentro da obra.
Além disso, os prédios sustentáveis são responsáveis por contribuir para a remoção — ou diminuição — das ilhas de calor de uma região e para redução do consumo de água entre os novos moradores.
O fato de haver um prédio sustentável fará com que as ações poluidoras causadas por outros prédios residenciais diminuam gradativamente. Além disso, o gasto inferior de água e energia evitará um consumo exagerado.
Não podemos esquecer que a água pode ser reutilizada e transformada em potável. Dessa forma, o prédio sustentável evita um gasto de água desnecessário.
Além disso, o carbono terá uma emissão inferior, já que atualmente temos um problema sério com este aspecto, em especial. Se todos os prédios passarem por estas modificações, é possível fazer com que a poluição tenha uma boa diminuição dentro de alguns anos.
A questão da localização do prédio sustentável precisa ser trabalhada e estudada previamente antes de pensar em fazer a sua construção. Opte por locais em que estejam próximos de meios de transporte, como trens, metrôs ou pontos de ônibus. Assim você evitará que as pessoas peçam carros por aplicativo ou dirijam.
Um prédio sustentável tem uma importância enorme ao meio ambiente, para fazer com que as pessoas compreendam a necessidade de cuidarmos da natureza e tomarmos cuidado com nossas atitudes.
Se todos fizerem uso consciente de água, luz e souberem a maneira correta de descartar os próprios resíduos, poderemos mudar juntos a situação do planeta.
Além disso, é importante que o prédio sustentável receba boas quantidades de luz solar, a fim de fazer com que o ambiente fique mais agradável e menos quente. Isso permite, inclusive, que as pessoas passem a deixar de usar o ar-condicionado com muita frequência e evitem o uso da energia elétrica para estudarem ou trabalharem.
Fonte: Olhar do Sul.
Um prédio sustentável e que é novo nesse meio chama-se Tao Zhu Yin Yuan, e está localizado especificamente em Taiwan. Esse belo edifício possui cerca de 21 andares, com uma estrutura de dupla hélice, como a de um DNA.
O que mais chama atenção desse prédio sustentável, é por justamente conter uma variedade gigantesca de árvores, gramíneas e arbustos. Eles são responsáveis por garantir um ambiente arborizado e limpo, evitando que os moradores respirem poluição.
Mais um exemplo de prédio sustentável e que possui um enorme diferencial, se chama Bosco Verticale e o projeto foi elaborado por Stefano Boeri. O diferencial deste projeto, é por ser a primeira moradia feita com floresta vertical, como o próprio nome diz.
Inclusive, este é um prédio que contém um montante superior a 800 árvores, que tendem a variar entre os seus tamanhos, juntamente de plantinhas menores que estão por todos os apartamentos.
Esse é um prédio sustentável, belíssimo, diferente e que integra seus moradores ao meio ambiente.
Por fim, temos mais um prédio sustentável, dessa vez localizado na Itália, e o arquiteto responsável pelo projeto se chama Emílio Ambasz. O projeto ocorreu em 2008, em uma cidade rural e com foco no paisagismo.
Fonte: Greenroofs.com
O diferencial do Ospedale é evitar que carros e demais meios de transporte fiquem estacionados na parte superior. Dessa forma, os pacientes precisam estacionar seus carros, motos ou bicicletas no estacionamento subterrâneo.
Isso possibilita a todos terem uma visão ampla de como é o lado externo do hospital e aproveitar para relaxar — graças à sua belíssima estrutura. Há um jardim que contém uma variedade de árvores, flores e até plantas, que permitem qualquer pessoa respirar com mais facilidade.
Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre logística, mercado imobiliário e gestão de negócios.
A Top Soluções Imobiliárias é especializada em venda e locação de imóveis comerciais de médio e alto padrão.
Para vender, alugar ou negociar salas comerciais, galpões logísticos ou lajes comercias entre em contato conosco.