A logística reversa se tornou uma ferramenta fundamental a ser implementada no seu negócio. Afinal, o conceito de sustentabilidade e sua aplicação na rotina de operação de uma empresa é uma pauta essencial para o seu funcionamento.
A aplicação da logística reversa no seu cotidiano é fundamental para se posicionar de uma maneira mais sustentável e com consciência ambiental dentro do seu nicho de mercado, de forma que funciona até mesmo como uma vantagem em relação a outras empresas do cenário.
Saber se comportar diante do impacto negativo que as embalagens ou produtos da sua empresa podem causar no meio ambiente, assim como adotar novas abordagens e saber como lidar com essas consequências ambientais são justamente os pontos em que essa estratégia atua.
Se posicionar em seu nicho de mercado com uma boa política de logística reversa é essencial para se manter, em especial, diante do comportamento consumista da sociedade. O que agrega valor tanto para a sua empresa como para o seu produto final.
A logística reversa nada mais é do que um instrumento que tem, como principal objetivo, fazer com que após o seu devido consumo, as embalagens dos seus produtos — assim como seus resíduos, como pilhas, lâmpadas, baterias ou pneus —, sejam encaminhados para a reciclagem ou para o reaproveitamento energético.
O principal objetivo desse conjunto de ações é de recolher e realizar o correto encaminhamento para reaproveitar ou o descarte desses resíduos de forma sustentável.
Então, como funciona a logística reversa? Nessa política de descarte, são analisados todos os resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente e que seriam descartados em lixões ou aterros.
No lugar destes, os materiais são direcionados para determinadas cooperativas de reciclagem, que são responsáveis por elaborar uma triagem correta e direcionar esses resíduos para o correto reaproveitamento destes.
A realização da logística reversa ganhou força assim que a Lei de nº 12.305 foi publicada, em agosto de 2010. Essa lei, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, define a responsabilidade em relação ao produto comercializado, desde sua venda até o seu correto descarte.
Ou seja, as empresas devem ser responsáveis e planejar ações que reduzam todo o volume de resíduos e embalagens, visando a sustentabilidade em si e de forma que não prejudiquem o meio ambiente.
Inclusive, de acordo com o seu nicho de mercado, você se torna obrigado a aplicar a logística reversa em sua empresa. Assim, caso você atue na área de pneus, pilhas ou baterias, óleos, lâmpadas e eletroeletrônicos, deve ser responsável pelo correto descarte dos produtos.
A logística reversa funciona de forma que a responsabilidade de descarte dos resíduos seja compartilhada entre as empresas privadas, os consumidores e os órgãos públicos de fiscalização.
Dessa forma, o consumidor é responsável por descartar os produtos e suas embalagens nos locais de destino determinados pela política de logística reversa, enquanto as empresas privadas promovem a gestão correta desses resíduos, por meio de sua reciclagem e métodos de prevenção para poluição.
A partir desse ponto, os órgãos públicos têm como principal dever fiscalizar esse trajeto, além de conscientizar a população a respeito desse descarte. Nesse meio, apresentamos dois tipos diferentes de logística reversa, são eles:
Na logística reversa pós-venda, temos o produto que retorna para a cadeia de distribuição antes de ter sido utilizado ou com pouco tempo de uso pelo consumidor. Isso acontece, por exemplo, em decorrência de algum defeito de fábrica ou por erros no processamento do produto.
Geralmente, a logística reversa pós-venda ocorre por danos ao produto ou em sua embalagem durante o transporte, produtos cujo conserto é necessário, defeitos de fabricação, prazo de validade vencido ou quando se tem necessidade de realizar recall.
Já a logística reversa pós-consumo ocorre quando o produto já foi adquirido pelo consumidor e que foi utilizado até o fim de sua vida útil. Ou seja, aqui o descarte é feito justamente pelo fim de sua validade, seja a pré-datada ou não.
Na prática, o Paraná se tornou um grande exemplo na implantação da estratégia de logística reversa! Em 2021 o estado sancionou a lei de nº 20.607 e, junto com o Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tornou-se pioneiro no cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.
Ou seja, por meio de ações públicas, o Estado do Paraná conseguiu implementar e regular diferentes políticas públicas para garantir que os resíduos sejam descartados ou reciclados nos lugares certos.
O Plano Estadual de Resíduos Sólidos é uma legislação, baseada na logística reversa, com início em 2011 que tem como principal objetivo garantir que os órgãos públicos descartem ou reciclem os resíduos corretamente, sem provocar prejuízos ao meio ambiente.
A logística reversa apresenta inúmeros benefícios e a sua prática se torna indispensável no cotidiano. As vantagens de se aderir à logística reversa são:
Justamente por isso, a aplicação da logística na rotina das empresas se torna essencial, afinal, é uma prática sustentável e que gera inúmeros benefícios, tanto para a população como para a empresa.
A principal importância da logística reversa é que ela anda sempre junto com a sustentabilidade! Afinal, essa estratégia promove o correto descarte e reduz o impacto negativo que esses resíduos causam no meio ambiente.
De fato, a grande importância de se aplicar a logística reversa no seu negócio é de otimizar a gestão desse descarte de resíduos, promover a reciclagem das suas respectivas embalagens e otimizar a eficiência dos recursos presentes na natureza.
Por mais que, em determinados Estados, haja uma questão legal para aplicar a logística reversa nas empresas, há outras razões, além dos benefícios listados, para se investir nessa ferramenta e garantir maior sustentabilidade.
Em primeiro lugar, como está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aplicar a logística reversa é cumprir a lei. Mas, além disso, através dessa prática sustentável a sua empresa contribui para reduzir a emissão de carbono e promover o correto descarte desses produtos.
Outro ponto é que, através da logística reversa, você consegue moldar uma imagem positiva para a sua empresa por ser reconhecida como ecologicamente sustentável. Há também uma excelente otimização dos processos internos.
Por fim, uma boa logística reversa é responsável também por reduzir os custos da operação e gerar uma boa receita, afinal, agrega valor aos produtos. Então, precisa de mais motivos para investir nessa estratégia?
Claro que devemos nos inspirar nos gigantes do mercado! Há diversos exemplos de empresas grandes que seguem a logística reversa. A Bridgestone, por exemplo, direciona seus resíduos de pneus para diferentes fins recicláveis.
E não para por aí! A Natura, por sua vez, recolhe suas embalagens para evitar o descarte no meio ambiente, assim como o Guaraná Antártica e outras marcas de refrigerantes que produzem suas garrafas com o plástico de outras que foram previamente recicladas.
Por fim, inúmeras corporações gigantes como a Apple, Philips, Samsung, HP e a Dell procuram estabelecer pontos de coleta para produtos que já foram utilizados pelos consumidores e promovem o correto descarte deles.
A aplicação da logística reversa no dia-a-dia da empresa é de extrema importância! Ainda que uma demanda legislativa, essa estratégia também otimiza muitos fatores internos e é responsável por destacar sua marca dentro do seu respectivo nicho de mercado!
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