Com um bom planejamento, imóveis antigos podem ser um bom investimento para quem deseja transformá-los em imóveis comerciais.
Imóveis antigos: Curitiba e região metropolitana estão repletas deles. Datados de várias anos, eles carregam características que já foram tendência, já foram modernas e atendiam perfeitamente as necessidades de suas épocas.
Mas será que eles ainda podem se adequar às necessidades de empresas atuais?
A reforma e ocupação de imóveis antigos pode trazer benefícios para a cidade. Além de sua preservação e consequente preservação da história, a ocupação pode ajudar a revitalizar as regiões em que se encontram e evitar que estes imóveis acabem abandonados, invadidos ou destruídos.
Porém, é preciso avaliar cada situação antes de realizar um investimento como este. De maneira geral, todos os imóveis podem ser modernizados, mas são as suas características que vão determinar se podem ser aproveitados pelas empresas e por que tipo de empresa.
O segredo é entender a vocação do imóvel e verificar se existe uma demanda para um produto reformado. Cada atividade requer um imóvel diferente.
— Ralf Paciornik
Ainda de acordo com Ralf Paciornik, diretor de negócios da TOP IMÓVEIS, o investimento do proprietário para reformar um imóvel antigo nem sempre compensa, uma vez que o preço final da obra pode ficar acima do preço de mercado para comercialização.
Para os locatários e compradores, estes imóveis também podem oferecer vantagens. Eles geralmente contam com uma boa localização, geralmente central, e amplitude, pois, em muitos casos, estes imóveis possuem áreas maiores. Ralf Paciornik destaca outro fator importante: “Com o cuidado de se fazer uma boa reforma com custos compatíveis, o aluguel sempre será mais barato que um produto novo.”.
Por outro lado, a maioria não possui estacionamento e podem existir algumas dificuldades para adaptar a sua planta sem comprometer a estrutura ou aparência. Porém, cada fator pode ou não ser uma vantagem ou desvantagem. A avaliação dependerá, acima de tudo, das necessidades da empresa.
Tanto para locatários e compradores quanto para os proprietários e investidores, os imóveis antigos podem se tornar um bom negócio, desde que o processo seja acompanhado de profissionais especializados no ramo, como finaliza Ralf Paciornik, “Como em todos os negócios, o que reduz o risco é a informação correta e estruturação adequada do investimento. Sendo feito com critério e com a orientação correta, a chance deste tipo de investimento trazer um bom retorno é enorme.”.
Durante muitos anos, o Centro Comercial Itália contou com um cinema. Localizado no centro da cidade, na Rua Marechal Deodoro, o imóvel foi adquirido por um investidor e, com a orientação da Top Imóveis, foi reformado, adaptado para se tornar um imóvel corporativo e colocado novamente no mercado.
“Foram incorporados todos os conceitos que são necessários para atingir este segmento”, conta Ralf, “Ar condicionado, forro acústico, iluminação, gerador, banheiros compatíveis, adaptações para portadores de necessidades especiais e elevador”. Com as adaptações, a localização privilegiada, o design diferenciado e a infraestrutura técnica se tornaram os principais diferenciais do imóvel.
Em pouco tempo, o antigo cinema, agora de cara nova, passou a ser apresentado aos clientes e acabou chegando ao EBANX, empresa do ramo de tecnologia de informação:
“Em conversa com os diretores, entendemos que a busca era por um local inovador e confortável. Sentimos que a opção do Centro Comercial Itália era o que eles buscavam. Ao apresentarmos o imóvel, foi amor à primeira vista”, conta Paciornik.
O EBANX buscava um lugar que pudesse comportar seu crescimento nos próximos anos, que trouxesse uma nova dinâmica de trabalho e que fosse um cartão de visitas para nossos clientes. André Boaventura.
De acordo com o Diretor de Marketing do EBANX, André Boaventura, a mudança teve como motivador principal a expansão da empresa. “O EBANX vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Nossa equipe, que estava ocupando dois andares de um prédio comercial de Curitiba, precisou de um lugar maior, preparado para os próximos anos e um headquarters que representasse o momento vivido pelo EBANX”, conta Boaventura, destacando as prioridades da empresa na busca: “O EBANX buscava um lugar que pudesse comportar seu crescimento nos próximos anos, que trouxesse uma nova dinâmica de trabalho e que fosse um cartão de visitas para nossos clientes”.
A localização central, próxima a agências bancárias, restaurantes e outras comodidades, a amplitude do imóvel e a possibilidade de trabalhar em um ambiente integrado e aberto conquistaram os dirigentes do EBANX. “Foram pesquisados diversos imóveis, mas o auditório do Centro Comercial Itália encantou desde o começo pela sua beleza e seu conceito Open Space”, conta Boaventura.
Por Mariana Ohde.
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