Conhecida como Life Safety Code, a norma NFPA 101 é o código americano que determina as diretrizes de segurançanas construções e incorpora aos projetos parâmetros mais rigorosos para as respostas do prédio em casos de acidentes,como as saídas de emergência, por exemplo. Mas a norma americana não é totalmente nova por aqui, lembra opresidente da Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (Apes),Flávio Freitas Dinão. A norma deprocedimento técnico do Corpo de Bombeiros do Paraná que trata sobre as saídas de emergência já incorpora aspectosda norma americana.
Na capital, um dos empreendimentos que adotou o sistema americano é o Curitiba Office Park (COP), no Prado Velho. A segunda torre do condomínio, concluída em maio, foi projetada para atender as principais exigências da normaamericana.
Eduardo Schulman, diretor da Top Imóveis – incorporadora do prédio juntamente com a BP Empreendimentos –, contaque a opção foi resultado da filosofia de inovação da empresa e do desejo de responder às necessidades dasmultinacionais. “Buscamos atender o nível de exigência dessas empresas, que têm uma cultura muito forte naprevenção de acidentes e no cuidado com as pessoas. Para isso, precisávamos de um produto com padrãointernacional”, completa Roberto Pimenta, diretor de operações da empresa.
O arquiteto Flávio Schiavon, responsável pelo projeto do COP 2, explica que o dimensionamento, o número das saídasde emergência e a estratégia de posicionamento delas dentro do empreendimento estão entre as principais diretrizes danorma americana. Nela, são levados em consideração o trajeto a ser percorrido pela pessoa até a escada e a distânciaentre as rotas de fuga, por exemplo.
“Pela NFPA 101, cada sala também deve ter, no mínimo, duas rotas de fuga, localizadas em extremidades opostasdentro da unidade”, acrescenta o arquiteto. A normatização utilizada no Paraná, por sua vez, tem como principalpremissa a distância entre a pessoa e a escada.
Os sistemas de combate a incêndio, como os sprinklers – dispositivos fixados no teto que funcionam como um chuveiro–, são outros equipamentos que têm sua utilização destacada pela norma americana, principalmente nosempreendimentos corporativos, lembra Schiavon. Vale ressaltar que as características referentes às distâncias e aosequipamentos a serem utilizados para a segurança, seja pela norma americana ou pela adotada no estado, variam deacordo com as dimensões e o uso de cada empreendimento.
A adoção das normas americanas reforça a segurança, mas também pode impactar os custos. O arquiteto FlávioSchiavon, responsável pelo projeto da segunda torre do Curitiba Office Park (COP 2), diz que é necessária a realizaçãode uma pesquisa extensa para conhecer as exigências da norma. “Como o objetivo é atender as grandes empresas,precisamos analisar as exigências dessas corporações em manuais que descrevem o que o edifício deve conter everificar o que disso é realmente relevante para o empreendimento que será construído”, conta.
Outro ponto, segundo o arquiteto, é quebrar a resistência cultural que pode existir entre as pessoas envolvidas com oprojeto, como incorporadores e técnicos, para que eles possam ser convencidos sobre a importância do acréscimo dedeterminados sistemas, que podem gerar aumento de custos. “Nós, como arquitetos, oferecemos a alternativa deadequação também à norma americana para os projetos que percebemos ter esse potencial de atendimento a grandesempresas”, diz.
No COP 2, por exemplo, a adoção da norma resultou num acréscimo de 5% nos custos do empreendimento.
Segundo Eduardo Schulman, diretor da Top Imóveis:
“Curitiba oferece uma qualidade excepcionalmenteboa de prédios corporativos. Nesse horizonte, qualquer investimento em inovação traz maiscompetitividade”, afirma.
Quer entender melhor quais os benefícios de ocupar um imóvel que atenda a norma americana NFPA 101? Envie umamensagem pelo whatsapp para o número (41) 2105-0505 ou acesse https://topsi.com.br/, se preferir, ligue agoramesmo e fale com um dos nossos consultores através do mesmo número (41) 2105-0505.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1485852&tit=Seguranca-com-padroes-internacionais | por Sharon Abdalla.
A Top Soluções Imobiliárias é especializada em venda e locação de imóveis comerciais de médio e alto padrão.
Para vender, alugar ou negociar salas comerciais, galpões logísticos ou lajes comercias entre em contato conosco.