O primeiro trimestre de 2023 apresentou o nível mais baixo de disponibilidade de galpões para locação em condomínios em
Curitiba e região metropolitana dos últimos 15 anos. O índice, de 2,8% do estoque total existente, faz parte da pesquisa trimestral realizada pela TOP Soluções Imobiliárias (a pesquisa fica disponível em: https://mkt.topsi.com.br/pesquisa-mercado-industrial).
De acordo com Jaime Emílio Galperin, especialista com mais de 20 anos de experiência na área, a indisponibilidade deste tipo de produto já era prevista nas pesquisas de 2022, quando o menor índice de vacância registrada foi de 8,6%. Jaime Emílio afirma que não há previsão de entrega de novos condomínios industriais para este ano, o que traz diversas consequências, dentre as quais, uma alta contínua nos valores para locação dos espaços.
Questionado sobre os motivos que levaram a este desequilíbrio entre demanda e oferta, Jaime Emílio detalhou que, mesmo antes da pandemia, já se percebia grande movimento motivado pelo aumento constante das compras via internet. Com a pandemia instaurada, os e-commerces dominaram a forma de consumo e, por conta disso, a necessidade de locação de espaços para estocar e distribuir com maior rapidez e eficiência estes produtos.
Se de um lado os espaços disponíveis estão praticamente tomados e a demanda continua cada dia maior, de outro os fundos de investimentos imobiliários e, até mesmo investidores autônomos, vivem momentos de incertezas políticas e econômicas, com constantes elevações nos custos de construção. Isso motiva a tomada de decisões mais conservadoras sobre investimentos, postergando o início de novos empreendimentos logísticos e industriais para locação.
Considerando que as operações das empresas não param e a demanda por espaços só aumenta, a busca por soluções diferenciadas é o grande desafio. Em alguns casos, explica Jaime Emílio, a solução pode ser a construção sob demanda, conhecida como Build To Suit. Para outros, adaptar-se aos galpões monousuários faz mais sentido. Busca-se ainda espaços em cidades diferentes e que tenham fácil acesso à capital e portos, como Ponta Grossa e Joinville, por exemplo.
“Nosso trabalho baseia-se na busca pela melhor solução possível para o cliente, dentro do que o mercado nos possibilita”, finalizou o especialista.
ABSORÇÃO LÍQUIDA – A absorção líquida – valor que demonstra a variação total de área locada – registrou nos primeiros três meses do ano, uma ocupação de 48.539 metros quadrados, sendo a maior parte nos municípios de Pinhais e São José dos Pinhais. Para Jaime, estes números poderiam ser ainda superiores, caso houvesse disponibilidade de produto.
VALORES – Desde o terceiro trimestre de 2021 iniciamos uma curva ascendente nos valores locatícios e, atingimos neste primeiro trimestre de 2023, o maior valor médio de pedida por metro quadrado para locação em Curitiba e Região Metropolitana, R$ 23,81/m². A baixa oferta e a crescente demanda pressionam os preços e reforçam a tendência de alta para os próximos períodos, uma vez que não há previsão para entrada de novo estoque no ano de 2023, como já mencionado anteriormente.
A Top Soluções Imobiliárias é especializada em venda e locação de imóveis comerciais de médio e alto padrão.
Para vender, alugar ou negociar salas comerciais, galpões logísticos ou lajes comercias entre em contato conosco.