Na hora de planejar um ambiente corporativo, uma das principais dúvidas é: qual seria a metragem ideal por pessoa para um escritório? A resposta vai além da simples área de trabalho, pois um escritório bem estruturado deve contemplar não apenas a estação de cada colaborador, mas também espaços essenciais como salas de reunião, banheiros, copa, áreas de circulação e recepção.
A metragem ideal varia conforme o tipo de escritório e o modelo de trabalho adotado. No entanto, de acordo com Roberto Pimenta, “a média mais utilizada atualmente, para garantir conforto e eficiência gira em torno de 7m² por pessoa, considerando toda a estrutura da sala”.
A necessidade de espaço muda conforme a atividade desenvolvida. Confira as principais recomendações para diferentes tipos de ambientes corporativos:
São ambientes fixos onde cada profissional tem sua própria mesa e equipamento de trabalho. A área varia entre 7 e 10 m² por funcionário, garantindo espaço adequado para movimentação e armazenamento de documentos.
Com o aumento do trabalho híbrido e a valorização da colaboração, escritórios compartilhados otimizam espaço, reduzindo a necessidade de estações fixas. Aqui, a metragem varia entre 4 e 6 m² por pessoa, priorizando áreas coletivas bem distribuídas.
Escritórios de engenharia e arquitetura são exemplos desses ambientes. Esses tipos de escritórios podem demandar de 10 a 15 m² por pessoa. Isso inclui não só a estação de trabalho, mas também uma área para atendimento e reuniões internas.
Esses espaços têm alta densidade de funcionários, sendo necessário trabalhar com mesas menores, resultando uma metragem menor por pessoa. A área média nestes casos fica entre 4,5 e 5,50 m² por atendente, com foco em ergonomia, isolamento acústico e boa circulação de ar.
Ao calcular o espaço necessário para um escritório, é essencial considerar que cada funcionário não ocupa apenas a sua mesa. A estrutura corporativa inclui diversas áreas que garantem a funcionalidade e o bem-estar da equipe, como:
✅ Salas de reunião – Essenciais para alinhamentos internos e reuniões com clientes.
✅ Espaços de descompressão – Como copa, lounge ou áreas de descanso.
✅ Banheiros e áreas comuns – Proporcionam conforto e melhor organização.
✅ Circulação e acessibilidade – Ambientes bem planejados evitam superlotação e promovem segurança.
A definição da metragem ideal para um escritório depende do modelo de trabalho e das necessidades da empresa e uma vez definida vai te direcionar para a locação ou compra de um imóvel mais apropriado para as suas necessidades.
Acesso o nosso portal https://blog.topsi.com.br/ para mais textos como esse!
Acesso nosso Instagram para ficar por dentro do tudo rola na TOP Soluções Imobiliárias: https://shorturl.at/xfGb0