Dicas para alugar seu primeiro escritório perfeito

Dicas para alugar seu primeiro escritório perfeito

Calendário 18/01/2022 - 14:00

Procurar por seu primeiro escritório pode ser aterrorizante. Independente de você precisar de vários andares em um edifício corporativo, uma sala comercial num prédio executivo, uma loja num strip mall ou uma mesa em um escritório coworking, há inúmeros fatores a serem ponderados antes de decidir se mudar, abaixo listamos alguns deles:

Elementos essenciais para a escolha de um espaço de escritório

1. Qual é o tamanho correto?

Entender a real necessidade da sua empresa é vital aqui, pois os contratos de locação geralmente são negociados levando em consideração o valor do m².

Todavia há um paradoxo aqui, se alugar muito espaço, vai pagar por uma área que não utiliza, gerando prejuízo. Por outro lado, alugar um espaço muito pequeno pode gerar problemas ainda maiores, que vão desde a insatisfação da equipe, passando pela perda de produtividade devido à falta de espaço, sem contar que o custo de uma nova mudança pode ser ainda maior.

Tome o tempo e estudo necessários para definir o tamanho ideal do seu novo escritório.

2. Leve em conta o Layout

Galpões retrofitados, salas comerciais com estações de trabalho ou escritórios corporativos em vão livre? As escolhas são infinitas, mas certas considerações irão moldar o resultado.

Considere seus planos atuais, os futuros e pergunte a si mesmo:

Você precisa do espaço mobiliado ou não? Se você já possui a mobília, ela poderá ser reutilizada na nova sede?

Você precisa de uma sala de reuniões exclusiva? As copas e banheiros são adequados? Quais são os planos dos proprietários para o imóvel?

Quantos colaboradores em tempo integral e quantos com horário mais flexível compõem o quadro da empresa?

O layout pode realmente afetar a maneira como funciona um escritório. Lembre-se de levar em consideração o custo potencial de todas as melhorias e adaptações, bem como o da manutenção e condomínio.

3. Localização, localização, localização

Há muitos fatores para serem considerados ao escolher a localização correta para seu escritório, mas você deve definitivamente levar em conta o que é melhor para seu negócio e para a moral de seus colaboradores.

Você precisa de uma área próxima aos clientes?

O quão fácil é para seus colaboradores chegarem ao trabalho?

O serviço de transporte e suas conexões são boas o suficiente?

Há muitas opções de estacionamento nas proximidades?

Que tipo de empresas estão instaladas ao seu redor?

Tente ser o mais detalhado possível quando avaliar a localização, ela será um dos pilares determinantes para o sucesso na escolha da nova sede e do retorno sobre o investimento realizado.

4. Leia as letras pequenas

Uma locação comercial é bem diferente de um contrato residencial. A divisão de custos entre locador e locatário pode variar também, especialmente em áreas como manutenção, reparos, adequações, utilidades e outros.

Certifique-se de ler as letras pequenas de seu contrato, procure orientação, para que você saiba o que vai ter de pagar e o que vai e não vai ser fornecido.

Quando se está procurando por seu primeiro escritório, quanto mais definidos seus critérios de busca estiverem, mais fácil e descomplicado será o processo.

Lembre-se ainda de incluir em seus planos, alguma flexibilidade. Ter possibilidade de crescer sem necessariamente precisar mudar novamente é algo que vai poupar tempo e dinheiro no futuro.

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